top of page

The Capsule promove angariação de fundos para a Ucrânia

No Sábado, dia 6 de Maio, o restaurante The Capsule Cafe, no centro da Ericeira, vai receber o chef Manuel Liebaut (chef executivo da empresa Lohad, responsável pelo departamento de gastronomia em eventos como Chefs on Fire e The Presidential) e o chef João Alves – chef de cozinha português que passou por projectos como o Esporão (1 * Michelin), Relae (1 * Michelin) e Loco (1 * Michelin) e que se encontra, actualmente, a desenvolver um projecto inovador em nome próprio, para a criação de produtos fermentados.


Será um encontro entre as culturas da Ucrânia e Portugal com o objectivo solidário de angariar dinheiro para ajudar o país em guerra.

Ericeira, restaurantes, Ucrânia, the capsule cafe
Criado por um casal ucraniano e com uma equipa de Chefs também da Ucrânia, o restaurante cruza influências nórdicas e asiáticas com produtos portugueses e desenvolve regularmente eventos pop up (📷: The Capsule Cafe)

Um menú a 4 mãos que equilibra propostas dos três chefs que, apesar de trabalharem gastronomias diferentes, têm técnicas bastante semelhantes, partilhando os mesmos valores e objectivos.


A convite do chef Alex Horbenko, os dois chefs portugueses aceitaram o desafio, afirmando que “este jantar permite-nos criar uma ponte entre Portugal e a Ucrânia, através da conjugação de sabores tradicionais e enraizados a cada uma das partes e pelo recurso a produtos vegetais fermentados que são o maior foco deste grupo de excelentes cozinheiros e seres humanos”.


O jantar será servido às 19 horas, sendo que os três chefs decidiram surpreender os clientes até à hora de se sentarem à mesa, não sendo partilhada qualquer informação do menú. Para o jantar será necessária reserva, através do telemóvel +351 912 203 807: o menú terá um custo de 95€, sem bebidas.


A promessa é de um jantar que exceda as expectativas dos clientes, num ambiente descontraído e de convívio, com o objectivo nobre de angariar fundos para um país em guerra, permitindo ainda um encontro entre Portugal e a Ucrânia, através da conjugação de sabores, produtos, modelos e dinâmicas de trabalho.


Sobre o chef Alex Horbenko

Alex Horbenko é um chef de 31 anos, de origem ucraniana. Com um percurso profissional de 12 anos marcado por diversas experiências em prestigiadas cozinhas e quintas. Na base da filosofia da sua cozinha, estão técnicas complexas de fermentação, cozinha molecular e outras que lhe permitem criar uma cozinha invulgar, ousada e singular, com propostas criativas que resultam em combinações inéditas de sabores. Decidiu abraçar este desafio desde o início, em dezembro de 2021, mudando-se para a Ericeira dando vida à proposta gastronómica do The Capsule Cafe, inicialmente como sous chef e actualmente como chef executivo do projecto.

O conceito que quer passar às pessoas é que o The Capsule Cafe é muito mais que um restaurante. O chef afirma que “O que quero com a minha cozinha é mostrar às pessoas que comer não serve apenas para nos satisfazer a fome, mas sim que cada prato ou ingrediente tem uma história para contar.”


Sobre o chef Manuel Liebaut

Nascido e criado em Almada, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa o que lhe permitiu trabalhar com o Chef Alexandre Silva no Restaurante Bocca. Passou como estagiário em restaurantes como Tickets e Dos Palillos em Barcelona, Noma em Dinamarca e Burnt Ends em Singapura. Teve a sua experiência Farm to Table, no Areias do Seixo com o Chef Leonardo Pereira. Em Londres teve a oportunidade de trabalhar com o Chef Sebastien Meyers no Sager+Wilde. Continuou o seu caminho no Loco e I+D do Loco criando outro caminho para mais tarde abrir o restaurante Fogo, como chef de cozinha ao lado do Chef Alexandre Silva.

Hoje é chef executivo da empresa Lohad, responsável pelo departamento de gastronomia em eventos como Chefs on Fire e The Presidencial.


Sobre o chef João Alves

Primeiramente inspirado pelo avô que liderou o ícone do Estoril – Choupana, como proprietário, não será de estranhar que cedo o caminho tenha apontado para o mundo da gastronomia. Formou-se na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e após um primeiro contacto no mundo da restauração pela mão do Chef Paulo Morais, aventurou-se por vários estágios no Japão. De regresso, o seu caminho passou por restaurantes conceituados como o Esporão (1 * Michelin), Relae (1 * Michelin) e Loco (1 * Michelin), tendo neste último ocupado o cargo de Chefe de cozinha. Actualmente encontra-se a desenvolver um projeto inovador em nome próprio, para a criação de produtos fermentados.


Créditos da Notícia: AZUL - Ericeira Mag


15 visualizações
bottom of page