“De Trás-os-Montes ao Algarve” é um almoço criado pelas duas Chefs com oito momentos.
Segunda-feira dia 15 de Maio há um almoço muito especial em Cabanas, local onde se encontra o restaurante liderado pela Chef Noélia Jerónimo. Nesse dia, a “cozinheira dos chefs”, como ficou conhecida Noélia Jerónimo, recebe em sua casa a Chef e amiga Lídia Brás.
“De Trás-os-Montes ao Algarve” é um almoço criado pelas duas chefs com oito momentos que presta uma homenagem às raízes e origens das duas chefs e que une à mesa sabores das regiões transmontana e algarvia, nos dois extremos do país.
O que vai acontecer é uma fusão de saberes e sabores entre a culinária transmontana e o receituário algarvio. O pairing de vinhos tem a assinatura da Decante e será certamente um almoço cheio de “sabor, sabor, sabor”.
O único problema é que os lugares para este almoço…já esgotaram.
A Chef Lídia Brás, nascida em Trás-os-Montes, no Nordeste, é em Vila Nova de Gaia que chefia a cozinha do projecto Stramuntana (Transmontana na língua Mirandesa).
No seu trabalho, preserva a autenticidade, sazonalidade e características da cozinha portuguesa, por vezes com um toque pessoal de inovação.
Cozinheira por vocação, mantém a intrínseca relação com Trás-os-Montes e com os modos e costumes das suas raízes, e é onde investiga o receituário transmontano ancestral, ligado maioritariamente a tradições de festas populares, comidas do campo e rituais específicos daquela região.
Créditos da Notícia: Sul Informação