Em Mora, em Fevereiro é o mês da Migas. O concelho, conhecido pela tradição de um dos “petiscos” mais apreciados na gastronomia alentejana, vai celebrar a 12ª edição do “Mês das Migas”, uma iniciativa gastronómica promovida pelo Município de Mora em colaboração com 17 restaurantes locais.
O evento pretende destacar não apenas a tradição mas também a criatividade, dada a enorme diversidade de receitas existentes.
Mas neste ano de 2025, a iniciativa vai muito além do tradicional mês das Migas. A Autarquia quer alcançar um recorde e proporcionar a todos os que visitarem o concelho “as maiores migas do mundo”, com 17 metros de comprimento. Mas a Cãmara Municipal vai mais longe por forma a que estas migas tenham sabor a tradição. Se as condições meteorológicas o permitirem, a tradicional carne que acompanha as migas vai ser confeccionada, à vista de todos , num lume de chão que será aceso nesta mesma Praça.
Paula Chuço, Presidente da Autarquia, em declarações à Rádio Campanário destaca “o objectivo principal é atrair mais pessoas a Mora” enaltecendo a participação dos 17 restaurantes que aderiram de imediato ao desafio lançado pela Autarquia.
Cada um dos restaurantes vai participar com 1 metro de migas por forma a ser possível alcançar os 17 metros.
A apresentação destas migas únicas vai ser feita dia 2 de Fevereiro, pelas 15h00, na Praça Conselheiro Fernando de Sousa. Este projecto ambicioso vai seguramente promover a gastronomia local.
Os restaurantes participantes são os seguintes:
Brotas: O Poço, Coop Brotense
Cabeção: A Palmeira, Os Arcos, Solar da Vila, O Fluviário, Taberna 17
Malarranha: Tasquinha do Jardim
Mora: Afonso, Sabores de Mora, O Alentejano, Hélder Ganhão, BV Mora, O Espanhol, DeMora
Pavia: O Forno, Molh’ó Pão
Durante todo o mês, nos restaurantes aderentes, pode degustar as tradicionais migas confeccionadas das mais diferentes maneiras.
Se é apreciados deste prato , marque já na agenda, dia 2 de Fevereiro, não perca a oportunidade de saborear as “Maiores Migas do Mundo”!
Créditos da Notícia: Rádio Campanário