A Lipor e os seus municípios associados, entre os quais Matosinhos, lançaram uma campanha de combate ao desperdício alimentar com o mote"Poupe o ambiente e a carteira”, mostrando o impacto ambiental, económico e social do desperdício.
Esta campanha é direccionada a todos os que são responsáveis pela alimentação em casa, desde as compras dos alimentos no supermercado até à sua confecção e, ainda, pela escolha dos restaurantes mais sustentáveis: todos aqueles que optam por ter a "Dose Certa” e que são, ou queiram ser, aderentes "Embrulha”.
O Programa Dose Certa é direccionado aos estabelecimentos de restauração (cantinas, restaurantes, hotéis, centros comerciais e mercados entre outros) e concilia a redução do desperdício de alimentos com a adopção de uma alimentação sustentável. Com este programa, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição, a Lipor pretende, através da análise e avaliação das práticas de cada estabelecimento, criar um plano de melhoria, reduzindo as perdas e consequentemente os custos.
O programa Embrulha tem por objectivo reavivar o comportamento de levar para casa as sobras alimentares, sem vergonha nem preconceito, desmistificando questões culturais. Este é mais um passo fundamental para reduzir o desperdício alimentar.
O Embrulha consiste em disponibilizar, gratuitamente, embalagens biodegradáveis nos restaurantes aderentes. Estas embalagens permitem aos clientes levar as sobras permitindo o aproveitamento dos alimentos em vez de irem para o caixote do lixo.
Créditos da Notícia: Unidos Contra o Desperdício