top of page

IAPMEI e Politécnico de Bragança juntos no combate ao desperdício alimentar | in "Agricultura e Mar"

  • Foto do escritor: Lima com Pimenta
    Lima com Pimenta
  • 22 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

O IAPMEI e o Instituto Politécnico de Bragança estão juntos no combate ao desperdício alimentar. Nesse sentido organizam, no próximo dia 7 de Abril, a partir das 14h30, o webinar “Combate ao Desperdício Alimentar — Da Investigação à Indústria – Estratégias Integradas para a Valorização do Sector Agroalimentar”.

desperdício alimentar, bioeconomia, food waste, economia circular, sustentabilidade, ambiente

O evento tem como objectivo sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adopção de práticas e processos de produção que contribuam para a redução do desperdício alimentar, através da apresentação de um conjunto de projectos promissores na sua valorização e reaproveitamento.


Durante a sessão, transmitida em em live streaming, serão apresentados vários projectos que se constituem como bons exemplos de aplicação industrial no combate ao desperdício alimentar.


Para além das questões que se prendem com a sustentabilidade e a valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares, a integração de processos de inovação no combate ao desperdício agroalimentar tem como objectivo reposicionar as empresas desta cadeia de valor em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo a adopção de soluções integradas de Bioeconomia.


Combate ao Desperdício Alimentar

O IAPMEI é, desde 2016, membro da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) que tem como missão, promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar.


O Plano de Acção de Combate ao Desperdício Alimentar é composto por 14 medidas, sendo o IAPMEI responsável pela medida “Promover o Desenvolvimento de Processos Inovadores” que visa a operacionalização de acções destinadas às PME e entidades dos sectores da cadeia de valor, nomeadamente indústrias agroalimentares e alimentares, fabricantes de embalagens, comerciantes, restaurantes, entre outros.


Inscrições

A participação no webinar “Combate ao Desperdício Alimentar — Da Investigação à Indústria – Estratégias Integradas para a Valorização do Sector Agroalimentar” é livre, mas de inscrição gratuita aqui.


Créditos da Notícia: Agricultura e Mar


bottom of page