top of page

Câmara do Porto oferece 2900 árvores para os jardins dos portuenses | in "Evasões"

  • Foto do escritor: Lima com Pimenta
    Lima com Pimenta
  • 3 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

"Se tem um jardim, temos uma árvore para si", é o que diz a Câmara do Porto, que vai oferecer aos munícipes 2900 árvores e arbustos de flora portuguesa. As candidaturas já estão abertas.

árvores, floresta, jardim, quintal, horta urbana
O FUTURO - projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - é um esforço de várias organizações e cidadãos com o objectivo de criar florestas urbanas nativas nesta região do país (© 100000arvores)

A iniciativa está de regresso para uma 4ª edição, na qual serão distribuídas 2900 plantas pelos jardins e quintais da cidade. Para participar na candidatura e ter a oportunidade de receber, gratuitamente, árvores e arbustos nativos, basta ser residente no Porto ou constituir uma organização com jardins ou quintais privados dentro da cidade.


Estão disponíveis nove espécies de flora portuguesa: bétulas, ciprestes, gilbardeiras, jasmineiros-do-monte, lódãos, macieiras-bravas, medronheiros, pilriteiros e teixos. Para que a escolha dos candidatos seja de acordo com as características do seu jardim e gostos, toda a informação necessária, assim como as condições de participação podem ser consultadas no site da iniciativa. Os pedidos devem ser submetidos, após preenchimento da ficha de candidatura, até ao dia 30 de Abril.


O programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” faz parte do projecto FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto, e nas últimas três edições “foram oferecidas 6 mil árvores, para mais de mil jardins privados da cidade”, contabiliza a Câmara, acrescentando que, quando adultas, estas plantas vão contribuir para armazenar 20 toneladas de carbono por ano.


Créditos da Notícia: Evasões


bottom of page