Aljezur acolhe as próximas actividades do projecto Magallanes_ICC promovidas pela Direcção Regional de Cultura do Algarve.
Teresa Nobre de Carvalho será a oradora da conferência “As plantas dos Descobrimentos e o seu impacto no Algarve”, que terá lugar na Sexta-feira, dia 23 de Setembro, entre as 17h30 e as 19h30, na Junta de Freguesia de Aljezur.
A conferência irá abordar as mudanças provocadas pela chegada ao continente europeu de plantas e produtos vegetais exóticos e desconhecidos.
Já no dia 28, entre as 18h30 e as 20h30, na sede da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur, numa oficina criativa de design territorial, a designer Alexandra Santos aponta alguns caminhos para utilizar a história como elemento activo num processo criativo.
As viagens marítimas dos séculos XV e XVI permitiram descobrir novos territórios, aproximar os continentes e possibilitaram o aparecimento ou difusão na Europa de novos produtos e ingredientes culinários, que na altura despertaram curiosidade e estranheza, mas que acabaram por ser assimilados na nossa cultura, de tal modo que hoje não imaginamos a nossa cozinha sem a presença de alguns deles.
Esta é uma história fascinante que exprime eloquentemente o conceito de globalização, relacionando povos, produtos, descobertas e culturas, proporcionando igualmente a oportunidade de aprofundar o conhecimento da história do Algarve nos últimos 500 anos.
Tendo como mote o conhecimento histórico partilhado neste encontro, tal como da sua relação com o território dos Lugares de Globalização, a comunidade ligada às Indústrias Culturais e Criativas terá oportunidade de participar numa oficina criativa, onde se utilizarão técnicas de design territorial com o objetivo de estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das ICC, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público.
A oficina permitirá igualmente compreender como o desenvolvimento deste tipo de produtos, no âmbito das ICC, pode contribuir para a valorização da identidade local e do território como um todo, tornando-o mais atractivo e interessante, quer para residentes quer para visitantes. Por outro lado, pretende-se igualmente demonstrar como a divulgação do conhecimento científico, neste caso o conhecimento histórico, pode ser uma base sólida para o florescimento destas ideias e ponto de partida para oportunidades de negócio no sector cultural e criativo.
Após uma pausa durante o Verão, estas serão as próximas actividades promovidas pela Direcção Regional de Cultura do Algarve no âmbito do projecto Magallanes_ICC, no sentido de estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”, no território dos Lugares de Globalização, correspondente aos concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves.
O Magallanes_ICC é um projecto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
Estas sessões contam também com o apoio logístico da Câmara Municipal de Aljezur, Junta de Freguesia de Aljezur e da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur.
A participação na conferência é gratuita, mas aconselha-se a inscrição prévia para efeitos de gestão da actividade. No caso da oficina criativa, a inscrição é obrigatória. Os interessados podem contactar a organização através do endereço algarve.magallanesicc@gmail.com ou do telemóvel 964782462.
Créditos da Notícia: Sul Informação