Lisboa conquistou a sexta posição no ranking das melhores capitais europeias para os amantes de comida.
A gastronomia é um dos factores decisivos para muitas pessoas na altura de escolher um destino. Vários critérios são levados em conta: qualidade, diversidade, preços e opções vegetarianas. Há cidades que são mundialmente famosas por se comer bem e a Europa conta com muitas representantes de peso nesta "competição".
A pensar nos verdadeiros 'foodies', o site Uswitch elaborou um ranking das melhores cidades europeias para os amantes de boa comida.
Através da análise de dados da plataforma TripAdvisor foram seleccionadas as seguintes opções: restaurantes vegetarianos, cafés, pubs, fast food, brunch, média de preços e número de restaurantes.
Desta forma, foi possível elaborar vários rankings gastronómicos. As 10 melhores capitais para os amantes da comida são:
Atenas, Grécia
Belgrado, Sérvia
Sófia, Bulgária
Tirana, Albânia
Valletta, Malta
Lisboa, Portugal
Vilnius, Lituânia
Bratislava, Eslováquia
Zagreb, Croácia
Bucareste, Roménia
Com preços um pouco mais altos mas com sabores deliciosos, a capital grega lidera o ranking. Há mais de 1000 restaurantes para escolher na cidade, sendo que o preço médio de uma refeição pode sair por cerca de 17 euros.
Belgrado destacou-se nos pubs e Sófia na fast food. Tirana, Valletta e Lisboa são óptimos lugares para o brunch e para os que gostam de aproveitar o tempo para socializar e comer bem.
VEGETARIANOS E BRUNCH
Há muito tempo que encontrar opções vegetarianas deixou de ser um problema nas grandes cidades - e ainda bem. Há cada vez mais pessoas que optam por este estilo de alimentação mais amigo do planeta e dos animais e não menos delicioso.
Neste índice, Lisboa volta a ocupar a sexta posição, num top 3 encabeçado por Belgrado, Valletta e Zabreb.
Lisboa ocupa o quinto lugar no que toca às melhores opções para brunch, num top 3 formado por Tirana, Atenas e Zagreb.
Foram também eleitas as cidades com as refeições mais baratas. Neste critério, o top 3 é formado por: Skopje, Macedónia do Norte; Valletta, Malta e Zagreb, Croácia.
Créditos da Notícia: Sapo Viagens